O início das comemorações do
Centenário de José Saramago, que faria 100 anos a 16 de novembro de 2022, arrancará no próximo dia 16 de novembro com alunos de 100 escolas do ensino básico a ler, em simultâneo, o conto infantil do escritor “A Maior Flor do Mundo”, numa parceria entre a Fundação José Saramago, a Rede de Bibliotecas Escolares e Plano Nacional de Leitura.
Com uma
programação intensa e muito diversificada, quer nos públicos, quer nos espaços ou até mesmo em termos geográficos, e que abarca desde concertos a colóquios (comissariados por Alberto Manguel), dança, teatro, artes visuais, leituras, edição de publicações, mostras e exposições, cinema e até a emissão de uma moeda comemorativa, as comemorações contam a participação de várias personalidades, instituições e entidades de todas as áreas.
As bibliotecas públicas associam-se às comemorações com diversas ações e iniciativas locais, destacando-se as bibliotecas da Rede de Bibliotecas Saramago*, com sessões de leitura, debates e exposições, com ampliação à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, numa parceria da Fundação José Saramago com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Também nas bibliotecas da BLX será desenvolvida uma programação articulada (colóquios, leituras, exposições, etc.) numa parceria entre a Fundação e a Câmara Municipal de Lisboa.
«Sou escritor...quer dizer, escrevo.»
*Rede de Bibliotecas Saramago
A
Rede de Bibliotecas José Saramago foi criada no dia 22 de março de 2019, mediante protocolo assinado pelas Bibliotecas fundadoras e pela Fundação José Saramago. Estas sete bibliotecas seguem a Declaração de Princípios da Fundação Saramago, sendo que seis delas são bibliotecas públicas municipais e uma do ensino superior.

Biblioteca Municipal José Saramago – Almada, Feijó
Biblioteca Municipal José Saramago – Avis
Biblioteca Municipal Beja / José Saramago
Biblioteca Municipal José Saramago – Loures
Biblioteca Municipal José Saramago – Odemira
Biblioteca Municipal Almeida Faria – Montemor-o-Novo
Biblioteca José Saramago – Politécnico de Leiria
Consulte também as publicações do Facebook identificadas com as hastag #JSCentenário e #JoséSaramago